- Área: 788 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Mauricio Carvajal
-
Fabricantes: BASF, Decorcerámica, Ladrillera San Cristobal, Madecentro Medellín, Visa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no bairro Belén La Palma, uma região tradicional de Medellín, localizada na área centro-oeste da cidade, com uma vocação predominantemente residencial. Destina-se especialmente a estudantes e novos profissionais devido à sua proximidade com a Calle 30, um corredor de serviços que se conecta com várias universidades, centros comerciais e o centro da cidade.
A edificação propõe uma experimentação espacial e geométrica, utilizando materiais tradicionais como tijolo e concreto, trazendo novas relações interior-exterior através de aberturas e varandas. No processo de projeto, a otimização das circulações no edifício e a otimização da iluminação e bioclimática nos tipos de habitação foram fundamentais devido à reduzida área do lote. Para isso, o edifício é composto por dois volumes separados, que geram um pátio alongado servindo de acesso principal e permitindo a entrada de luz e ventilação cruzada nos espaços interiores.
As circulações do edifício estão localizadas na parte inferior do terreno, conectando os volumes por meio de plataformas que geram paisagens interiores através do pátio. O projeto contém 6 tipos de áreas diferentes e dormitórios, um desafio em uma área tão pequena, mas ao mesmo tempo uma oportunidade para pesquisa e proposição de tipos não convencionais de moradia.